quinta-feira, 31 de julho de 2014

Grupo do Idosos recebe Assistente da Promotoria para roda de conversa,

O Grupo de Idosos - Idoso Ativo, do Centro de Referência da Assistência Social - CRAS e Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV, receberam na última quinta-feira (30), a Assistente da Promotoria de Marcelino Vieira, Maiara Medeiros, para uma roda de conversas e orientações em mais um encontro do referido grupo. 

Maiara deu início ao papo falando do Estatuto do Idoso, que completa dez anos de atuação, mas infelizmente ainda é comum ver idosos com os seus direitos sendo desrespeitados. Apesar do avanço da legislação brasileira em resguardar os direitos dessa fatia considerável pra população brasileira, ainda faltam políticas públicas que consigam, na prática, garantir o cumprimento dos direitos dos idosos. 

A Assistente ainda frisou sobre dois problemas que preocupam, que são os maus tratos com a pessoa idosa, onde ocorre dano ou incômodo, pois esses principais causadores estão dentro de casa e das instituições asilares ou hospitais. Há ainda o abuso financeiro ao idoso, ou seja, uma exploração imprópria e ilegal ou uso não consentido dos seus recursos financeiros. 

Um fato muito comum é o empréstimo por consignação, que é descontado do benefício do INSS. Muitos avôs e avós são obrigados a fazer empréstimos vultosos para seus netos e filhos, comprometendo o orçamento familiar. 

Os idosos tiveram participação maciça sobre os assuntos abordados, debatendo junto com a Assistente e ainda contando casos. Maiara deixou claro como os mesmos desconfiarem de atos semelhantes e denunciar esses tipos de maus tratos aos idosos.  

Ao final do encontro, o Grupo Idoso Ativo, cantou os parabéns e felicitou os aniversariantes do mês de junho e julho. 














Nenhum comentário:

Postar um comentário