
Os medicamentos contra hipertensão e diabetes que têm agora distribuição gratuita, dentro do programa de governo "Farmácia Popular do Brasil", já chegaram a Mossoró.
Somente em Mossoró, segundo dados da Gerência Executiva de Saúde - através da Coordenação de
Atenção Primaria, até setembro de 2010, apenas entre os pacientes cadastrados no programa hipervida, que trata doentes de hipertensão e diabetes nas unidades básicas de saúde, o número de diabéticos era de 1.089 pessoas, 8.859 eram considerados hipertensos e 2.869 pessoas tinham as duas doenças consideradas crônicas, ou seja, não há cura, mas sim tratamento medicamentoso que controla o problema.
A lista dos medicamentos dispensados gratuitamente encontra-se afixada nas farmácias. O paciente precisará apresentar o CPF, documento de identidade com foto e a receita médica com a prescrição do medicamento. Não é preciso ter se consultado na rede pública para solicitar o remédio de forma gratuita. Com a decisão, o ministro espera ampliar o acesso da população aos medicamentos e promover o uso adequado deles. Além das duas unidades da Farmácia Popular do Brasil que existe em Mossoró, a rede de farmácias Pague Menos também é integrante do programa Farmácia Popular, portanto, esta apta a distribuir o remédio gratuitamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário