No primeiro momento, aconteceu a acolhida pela formadora Maria do Carmo. Em seguida, a formadora Helena Fernandes realizou a "Dinâmica do Abraço". Logo após, a relatora Lindelice Gomes fez a leitura do relatório da aula do dia anterior. Depois foram retomadas as atividades de grupo para socialização das tarefas. Para tanto, houve simulações de aula, onde os alfabetizadores tiveram oportunidade de vivenciar a experiência de sala de aula.
A partir do que foi exposto, as formadoras fizeram comentários e explanações, focalizando pontos importantes a serem inseridos no ambiente alfabetizador, como:
- ACOLHIDA;
- APRESENTAÇÃO;
- UTILIZAÇÃO DE CRACHÁS;
- DISTRIBUIÇÃO DO MATERIAL;
- ARRUMAÇÃO DA SALA DE AULA EM CÍRCULO;
- DINÂMICA QUEBRA-GELO;
- EXPOSIÇÃO DE ALFABETO ILUSTRADO;
- CONFECÇÃO DE ALFABETO MÓVEL;
- CALENDÁRIO, RELÓGIO;
- BOA POSTURA E BOAS MANEIRAS AO FALAR E AO DIRIGIR-SE AS PESSOAS.
O estudo desenvolvido teve como enfoque a IDENTIDADE E A DIVERSIDADE CULTURAL, na perspectiva de ampliar o conhecimento dos alfabetizadores. Para isso, foram utilizadas várias dinâmicas: o espelho, exposição de um slide com a leitura: TECNOLOGIA DO ABRAÇO, por um matuto mineiro, em seguida, os alfabetizadores se abraçaram. Logo após, a formadora fez uma explanação com uma caixa de sapatos baseando-se no livro E UM RINOCERONTE DOBRADO, escrito por Hermes Bernardi Jr. e ilustrado por Guto Lins. Logo após foi feita a leitura do texto. E os alfabetizadores preencheram uma ficha de identificação de dados pessoais. Houve a reflexão "quem sou eu" e em seguida a Coordenadora Lindelice leu o Texto "O diamante" de Luís Fernando Veríssimo.
A formadora utilizou alguns slides para que os alfabetizadores, fizessem leitura e interpretação das imagens, identificando características dos povos e diversas identidades. Ouviram a música de Paulinho da Viola - Sei lá, Mangueira, mostrando por meio das imagens a diversidade cultural.
Por último foi utilizado o caderno pedagógico. O texto IDENTIDADE e a Oficina 1 - Quem sou eu. Localizados nas páginas: 28, 29 e 44, foi trabalhado a partir de leitura compartilhada e discursiva. Então, passou-se a trabalhar em grupos, construindo a árvore genealógica de cada componente e a árvore de diferentes povos. A socialização das tarefas ocorreram no dia seguinte. Os participaram despediram-se e retornaram no dia seguinte !
PARA VISUALIZAR MAIS FOTOS, CLIQUE AQUI !
Nenhum comentário:
Postar um comentário