A Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste, através da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, realizou mais um dos encontros semanais do Grupo de Gestantes, assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos - SCFV e Centro de Referência da Assistência Social - CRAS.
A cada encontro, é debatido juntamente com as gestantes temas cotidianos em relação a cada fase da gravidez, como problemas que podem aparecer e também como evitar, tratar, dentre outras.
Nesse encontro, a Psicóloga do CRAS - Fernanda Queiroz falou mais sobre a depressão pós-parto, onde alguns fatores podem levar a desenvolver esse problema, como ansiedades ou problemas de saúde durante a gravidez, gravidez indesejada, falta de apoio da família etc.
A Psicóloga explicou que cerca de 50% a 80% das mulheres têm sentimento de tristeza após o parto, mas geralmente eles vão embora na terceira semana, conhecida como uma depressão leve, mas quando a tristeza se torna profunda e se transforma em angústia e ansiedade, caracteriza-se numa depressão pós parto.
Fernanda deixou claro a importância da ajuda familiar neste momento, como também do tratamento psicológico, que irá contribuir com a possibilidade de falar sobre sua própria história, identificando os aspectos que interfeririam para o surgimento dessa depressão e poder superá-la afetivamente, enfatizando ainda que essa ajuda psicológica também é oferecida pelo CRAS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário